sábado, 4 de dezembro de 2010

Como estudar

COMO ESTUDAR PARA UMA PROVA
(retirado da @revistasuper)

Esqueça o que você aprendeu sobre aprender: variar ambientes, misturar conteúdos e prêmios são essenciais para fixar o conteúdo. Sem abandonar a disciplina, siga estas dicas cientificamente comprovadas e boa sorte.

Mude de ambiente: associamos o conteúdo com o ambiente de estudo. Pense: é mais fácil se lembrar do que você come em restaurantes diferentes do que no mesmo refeitório. Forçar associações (1ª guerra-sala/ 2ª guerra-cozinha) torna a informação mais encontrável quando você precisar dela.

Misture assuntos: uma seqüência de gramática e historia exige mais do cérebro do que se concentrar em um assunto por vez. Esse esforço é bom em vez de engatar o piloto automático e não muito concentrado, troca de assuntos faz com ele retome a atenção a cada novo assunto.

De uns tempos: uma sessão na sexta, outro no fim de semana e outra na segunda são melhores do que um domingo inteiro de dedicação. Quando você retomar o mesmo assunto depois de um tempo, seu cérebro vai fazer uma revisão automática para então aprender coisas novas.

Force a memória: tente se lembrar do conteúdo sem consulta. Recuperar uma idéia é diferente de tirar um livro da estante: lembrar altera a forma como a informação será arquivada tornando-a mais acessível e relevante quando precisar dela novamente.

De mal a melhor: a ordem das matérias deve ser da mais difícil para a mais fácil, ou da menos familiar para a mais conhecida. O resultado é que a sessão de estudo vai se tornando menos chata conforme progride prevenindo desistências.

Lazer incluído: estudar pensando em diversão é tão ruim quanto não estudar. Inclua no seu planejamento prêmios por dever cumprido: se você seguir sua programação, pode se dar o luxo de uma sessão de cinema ou um barzinho.

Nenhum comentário: