domingo, 12 de dezembro de 2010

Wingdings

Wingdings é uma fonte tipográfica criada pelos designers Kris Holmes e Charles Bigelow para Microsoft em 1990 com o nome oficial de Lucida Icons, Arrows, and Stars. Renomeada Wingdings em 1992. Em lugar dos caracteres alfanuméricos tradicionais, Wingdings apresenta grupos de sinais gráficos, como setas, emoticons, pictogramas, formas geométricas, símbolos religiosos e do zodíaco e ornamentos tipográficos.

Há polêmicas desde o início na história de Wingdings. Em 1992, dias após o lançamento do Windows 3.1, foi descoberto que os caracteres "NYC" da Wingdings eram transformados em uma caveira, uma estrela de Davi e um sinal de positivo (NYC), que poderia ser interpretada como um sinal de aprovação a morte de judeus, comunidade bastante ligada a Nova Iorque. A Microsoft negou veementemente qualquer intenção por parte do fato, insistindo que era apenas uma coincidência.

Após os incidentes de 11 de setembro de 2001, o boato adquiriu uma roupagem mais elaborada, afirmando que se a sequência "Q33NY" fosse digitada em Wingdings, o "Q" se transformaria em um avião, os "3" se tornariam um símbolo semelhante a dois edifícios, o "N" uma caveira e o "Y" a estrela de Davi (Q33NY). No entanto, se por um lado NY seria Nova Iorque, "Q33" deveria se referir a o endereço das torres gêmeas(os exemplos são todos verdadeiros).


Durma com isso! ;)

Nenhum comentário: